Orientação Sobre Neurociência e Educação em Dor em Santa Catarina
O projeto de extensão “Orientação Sobre Neurociência e Educação em Dor em Santa Catarina” lança página no Instagram para divulgação de conteúdo educativo para pacientes, estudantes e profissionais da saúde, com o objetivo de compartilhar conhecimento referente a educação, prevenção e manejo da dor.
O projeto teve início em 2020, com os objetivos de orientar a população catarinense sobre as definições e as diferenças entre a dor aguda e dor crônica; compreender a neurociência da dor; e para os alunos e docentes envolvidos: compreender como avaliar, tratar e educar pacientes com dor crônica.
As atividades presenciais do projeto foram suspensas temporariamente em decorrência do isolamento social em prevenção a COVID-19. Atualmente, as ações estão voltadas ao desenvolvimento de material educativo para divulgação online e discussão de conteúdo por videoconferência juntamente com alunos da graduação e pós-graduação participantes do grupo de pesquisa do Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor (LARAL).
A equipe é composta pelo professor Dr. Rafael Inácio Barbosa, coordenador do projeto; professor Dr. Carlos Alberto Severo Garcia Júnior e a aluna do curso de fisioterapia Fernanda Spiller Ceroni.